A Olimpíada Brasileira de Física (OBF), realizada desde 1999, e a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), realizada desde 2010, são iniciativas da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e contam com o apoio de vários professores de instituições de ensino superior espalhadas pelo Brasil, que coordenam em nível estadual a realização destas olimpíadas.

Os objetivos da OBF e OBFEP são despertar/estimular o interesse pela Física, proporcionar desafios aos estudantes, identificar os alunos talentosos em Física preparando-os para olimpíadas internacionais, estimular os alunos seguirem carreira científico-tecnológica. A OBFEP tem ainda como  objetivo  promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

É importante dizer que as olimpíadas científicas, incluindo Olimpíadas de Física, vêm sendo utilizadas, desde 2018, para o ingresso em vários cursos da UNICAMP, e em 2020 a USP também abrirá vagas para ingresso via olimpíadas em alguns de seus cursos - isso mostra a importância que as olimpíadas vêm ganhando no cenário da educação no Brasil.

Além da premiação nacional, a coordenação estadual tem realizado a premiação estadual, seguindo o regulamento das duas olimpíadas. Nestes últimos anos, a premiação das Olimpíadas de Física acontecem durante a Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto de Ciências Exatas (SECT-ICE UFAM).  As  Olimpíadas de  2019 ainda estão acontecendo e seus resultados finais acontecerão em meados de janeiro de 2020.

Para maiores informações sobre as Olimpíadas de Física, acesse aqui.

Prof. Dr. Marcelo Brito (DF-UFAM)

Colaboradores:

Prof. Deniz dos Santos Mota (UFAM)

Prof. Dr. Lucio Fabio Pereira da Silva (Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia ICET – UFAM)

Prof. Dr. Nélio Martins da Silva Azevedo Sasaki (Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia NEPA – UEA)

Professores das Escolas

Auditório da Faculdade de Direito