zaterka
Profa. Dra.Luciana Zaterka  (UFABC) - Palestrante da Abertura da VI SECT-ICE
Possui Bacharelado e Licenciatura em Química pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1991). Obteve o mestrado em química orgânica (1995) pelo Instituto de Química da USP. Possui graduação (2001), mestrado (1998) e doutorado (2003) em Filosofia pela FFLCH-USP. Obteve o pós-doutorado em História da Ciência pela PUC-SP (2007). Atualmente é Professora de Filosofia Moderna na Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Filosofia, particularmente em História da Filosofia Moderna e Teoria do Conhecimento, atuando nos seguintes temas: razão e experiência na modernidade, filosofia experimental no século XVII, pressupostos teológico-metafísicos da filosofia moderna, com ênfase nas obras de Francis Bacon, Bento Spinoza, Robert Boyle e John Locke. Tem interesse também na área de História da Química, especialmente nas diferentes teorias da matéria presentes na modernidade.
ulisses
Ulisses Tapajós Neto
Amazonense, nascido e criado em Manaus, 70 anos, casado, 3 filhos e 8 netos. Filho de família muito humilde (o pai era garçom de ambiente noturno) foi educado dentro de rígidos padrões morais e graduou-se em Engenharia Química pela Escola de Engenharia Química da Universidade Federal do Paraná em 1970. Ao formar-se, veio para Manaus e iniciou suas atividades profissionais no Polo Industrial de Manaus, tendo participado em regime de turn key da implantação da AMBEV, NOVOTEL, FRIOPESCA, MOTO HONDA e MULTIBRÁS, onde permaneceu trabalhando de 1978 até 2008. Durante esse tempo, fez MBA em GESTÃO FINANCEIRA EMPRESARIAL pela Universidade do Amazonas e fez MBA em GESTÃO DE EQUIPES pela Fundação Getúlio Vargas. A partir de 1993, foi promovido à Diretor Presidente da Multibras da Amazônia e implantou, com sua equipe, um extraordinário Modelo de Gestão Focado em Resultados, cujo lema era PESSOAS FELIZES CONSEGUEM SEMPRE OS MELHORES RESULTADOS. Como consequência da criação de um ambiente de saudável desafio, a Multibras da Amazônia foi escolhida pela Revista EXAME como A MELHOR EMPRESA PARA TRABALHAR NO BRASIL nos anos de 2006 e 2007 e tornou-se uma das empresas de melhor rentabilidade financeira nesse período. Aposentou-se ao final de 2008 e dedicou-se com o filho Gustavo Tapajós e com o sócio Eduardo Campos a implantar a AÇÃO INVESTIMENTOS, empresa de Consultoria Financeira para orientação de Investimentos, sob a bandeira da XP INVESTIMENTOS, empresa que cresce continuamente até os dias atuais. Em janeiro de 2013, como parte de sua vocação para colaborar com a construção de uma cidade de melhor qualidade de vida, assumiu a SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS, onde também implantou o MODELO DE GESTÃO TODOS JUNTOS POR MANAUS, o qual após 4 anos de intenso trabalho, quando se deu a formação de uma equipe que trabalhava com brilho nos olhos, conseguiu organizar as Finanças da comunidade, tendo sido agraciado como a melhor performance na Lei da Responsabilidade Fiscal pelo ÍNDICE FIRJAN. Concluída sua etapa no serviço público no 1º Semestre de 2017, fez Curso de Governança Corporativa na Fundação Dom Cabral e passou a atuar como Conselheiro de Administração de Empresas Familiares na cidade de Manaus. Passou também a atuar voluntariamente no CODESE - Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico, sendo responsável pela equipe que trabalha no desenvolvimento de novos nichos de mercado para a geração de emprego e bens nos próximos anos. Durante 15 anos é o Presidente da Associação Júnior Achievement do Amazonas, entidade sem fins lucrativos, que congrega empresas socialmente responsáveis e que se dedicam a formar jovens nas atividades de empreendedorismo.
Alberto
Prof. Dr. Luiz Alberto Díaz Rodrigues (UFSM)
Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984). Obteve mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Maria, professor colaborador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Matemática Aplicada, com ênfase em Biomatemática, onde atua principalmente nos seguintes temas: modelos matemáticos em Biologia e modelos discretos em dinâmica populacional. Tem vasta produção intelectual e ampla atuação profissional. Possui ainda dois pós-doutorados, ambos na University of Leicester na Inglaterra nos períodos de 2009 – 2009 e 2010 – 2011.
Xavier
Prof. Dr. Roberto Perez Xavier (Unicamp)
Ocupa o cargo de Professor Titular (MS-6) em Geologia Econômica no Instituto de Geociências (IG) da Universidade Estadual de Campinas. Foi professor visitante no Economic Geology Research Unit (EGRU) da James Cook University (Townsville - Australia) de Julho/2007 a Maio/2008. Na Geologia Econômica suas áreas de atuação englobam principalmente a investigação de processos que controlam a formação de sistemas minerais metálicos e suas implicações prospectivas, com ênfase em depósitos de Au, Cu-Au e Cu polimetálico hospedados em várias províncias metalogenéticas no Brasil (e.g., Carajás, Província Aurífera de Alta Floresta, Borborema e greenstone belt do Rio Itapicuru). É bolsista de produtividade nível IC do CNPq. No período de 2016 - 2020 está responsável pela posição de Regional Vice President para a América do Sul da Society of Economic Geologists (SEG), assim como de conselheiro no Education and Training Committee desta instituição. 
Louzada
Prof. Dr. Francisco Louzada Neto (USP)
Professor Titular da Universidade de São Paulo, junto ao Instituto de Ciências Matemáticas e Computação, Diretor do Centro de Matemática e Estatística Aplicadas à Indústria (CeMEAI), Diretor de Transferência Tecnológica do CEPID-CeMEAI, Coordenador do Laboratório de Estudos do Risco (CER-USP), Editor dos periódicos Brazilian Journal of Probability and Statistics e Sankhya A, e das Séries de livros SpringerBriefs in Statistics - BSA (Springer) e Fisher Project of Statistical Books (Blucher), Membro do Conselho Consultivo dos periódicos Journal of Applied Statistics e Revista Brasileira de Biometria, e Editor Associado dos periódicos Communication in Statistics, Quality Tech. & Quantitative Management (QTQM), Journal of Statistical and Econometric Methods e Revista Brasileira de Estatística. Francisco Louzada é PhD em Estatística pela Universidade de Oxford (1998), Mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1991), Bacharel em Estatistica pela Universidade Federal de São Carlos (1988). Atua principalmente nas seguintes áreas: Análise de Sobrevivência e Confiabilidade, Data Mining, Testes Diagnósticos, Inferência Bayesiana, Modelos Não-Lineares, Modelos de Risco.Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1B.
hector
Prof. Dr. Hector Henrique Ferreira Koolen (UEA)
Possui Graduação em Química (2009) e Mestrado em Química Orgânica (2011) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Doutorado em Química pelo Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui Graduação em Química (2009) e Mestrado em Química Orgânica (2011) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Doutorado em Química pelo Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Durante o doutoramento realizou estágio sanduíche no Massachusetts Institute of Technology (MIT)/Woods Hole Oceanographic Institution (WHOI) joint program (MIT-WHOI) sob orientação do Dr. Christopher Michael Reddy, além de Pós-Doutorado em Química Orgânica na UFAM. Atualmente é professor Adjunto - A na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). É Pesquisador líder do Grupo de Pesquisas em Metabolômica e Espectrometria de Massas (MMSRG) da UEA, realizando pesquisa em Química Orgânica com uma visão multidisciplinar, tendo como principal foco a avaliação Metabolômica de Microorganismos e Plantas, ambas abordagens aplicadas à Química de Produtos Naturais e Química de Alimentos, especialmente com o uso de Espectrometria de Massas. Também desenvolve pesquisas de forma colaborativa na área de Química Ambiental, bem como possui interesse em estudos sobre a Química de Íons em Fase Gasosa, Farmacologia de Produtos Naturais e em Elucidações Estruturais de Produtos Naturais por Espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear.
Ana_Claudia
Profa. Dra. Ana Cláudia Kasseboehmer (USP-São Carlos)
Possui Bacharelado, Licenciatura e Mestrado em Química e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é docente do Instituto de Química de São Carlos IQSC/USP. Pesquisa principalmente sobre os seguintes temas: método investigativo no ensino de Ciências; Divulgação científica em espaços não-formais.