Conheça alguns dos palestrantes que estarão na VII Semana de Ciência e Tecnologia do ICE em 2019:

olivia
Profa. Dra. Maria Olivia de Albuquerque Ribeiro Simão (UEA/UFAM) - Palestrante da Abertura da VII SECT-ICE

Doutora em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2009), Mestre em Entomologia pelo INPA (1994) e Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas pela UFAM (1990). Atualmente é professora do Instituto de Ciências Biológicas da UFAM e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA/UFAM). Tem experiência na área de Educação Ambiental, Conservação e Gestão de Recursos Naturais na Amazônia, com ênfase na pesca. Atua nos seguintes temas de pesquisa: manejo da pesca artesanal de grandes bagres, territorialidade da pesca artesanal, educação para cidadania e educação ambiental. Foi Secretária Executiva Adjunta de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas, Diretora Técnico Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM e Diretora Presidente da FAPEAM. Atual Pró-Reitora de Planejamento da UEA.

eduardo
Prof. Dr. Eduardo de Campos Valadares (UFMG) - Palestrante da Abertura da XXIII Semana de Física

Professor Titular do Departamento de Física da UFMG. Graduou-se em Física - Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1981), doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1987) e pós-doutorados na USP e na Universidade de Nottingham (Reino Unido). Além de publicações em várias áreas de física da matéria condensada, tem larga experiência em pesquisa e desenvolvimento de experimentos simples e de baixo custo, com foco na criatividade, inovação e na física do dia-a-dia. Instituiu a primeira incubadora de empresas da UFMG e coordena o Laboratório de Inovação, Prototipagem e Simulação (LIPS-UFMG), que visa fomentar uma cultura de inovação e proatividade nos cursos de graduação. Como Professor Residente no Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT-UFMG) articula a criação de ambientes de inovação na universidade. Bolsista de Dsenvolvimento Tecnológico e Inovação (DT) do CNPq.