Responsável:

Walmes Marques Zeviani

Local :

Auditório Rio Javari

Público-Alvo:

Descrição

No competitivo e dinâmico contexto de negócios, inovação e otimização são fundamentais. A experimentação se torna necessária para asssitir a inovação e chegar em condições ótimas, avaliando mudanças específicas em processos ou produtos, com o objetivo de melhorar os resultados do negócio. Na Era do Big Data, as empresas têm acesso a uma variada e grande massa de dados e desejam, mais do necessiatam, aplicar métodos avançados, como machine learning e inteligência artificial, para tomada de decisão. No entanto, o alto volume de dados e métodos sofisticados não garantem descobertas de inovação realmente disruptivas e sustentadas por relações de causalidade, que possam ser generalizadas para além da amostra analisada. É onde a experimentação clássica pode ser resgatada para impulsionar o desenvolvimento contínuo. A experimentação em negócios apresenta desafios, como a escolha adequada dos indicadores de sucesso, a necessidade de infraestrutura de TI para uso em larga escala e tempo reduzido, além do cuidado estatístico para evitar distorções causadas pelo uso de dados obtidos de forma não planejada, o que pode comprometer os resultados da investigação. Além disso, o contexto empresarial muitas vezes envolve um maior número de variáveis e alta densidade causal, além de um ambiente mais dinâmico e sujeito a mudanças imprevistas. Isso exige uma abordagem mais flexível, adaptativa e integrada para a experimentação, já que as variáveis podem ser mais difíceis de controlar, pode não ser possível realizar casualização ou amostragem, a população-alvo pode variar amplamente entre diferentes segmentos de clientes, entre regiões e períodos de tempo, por exemplo. Nesta palestra, será apresentada uma visão geral de como a experimentação pode ser utilizada em ambientes de negócios para pesquisa, desenvolvimento e inovação (PDI). Serão abordados os principais desafios do uso de experimentação em negócios e como superá-los, combinando rigor científico e recursos da Era Big Data. Além disso, serão discutidos os cenários futuros para experimentação em ambientes de negócios, mostrando como as empresas podem tirar proveito dos avanços tecnológicos para inovar e melhorar o desempenho empresarial

Horário

Dia 19/10/2023 de 14:00 às 15:00